O assentamento de pisos e revestimentos requer alguns cuidados e nada melhor do que contar com mão-de-obra especializada para deixar o sua obra do jeito que você sempre planeja.
É sempre importante ler a embalagem dos pisos ou revestimentos, pois ela possui informações importantes como local de uso indicado, área de cobertura, tamanho do material e junta de assentamento.
E necessário conferir se a área de instalação está nivelada e sem fissuras, verificar se a argamassa está de acordo com o tipo de revestimento e a área onde será utilizada.
Na preparação da argamassa é necessário verificar na embalagem a quantidade de água necessária, e usar ferramentas adequadas para deixar a argamassa mais homogênea possível.
O assentamento da argamassa na parede ou piso é feito com a utilização de desempenadeira dentada, caso a peça for maior que 30x30 é recomendável passar argamassa no verso dela também.
No assentamento da peça é necessário movimenta-la até amassar os cordões de argamassa, após isso utilizamos o martelo de borracha para pressionar a peça e garantir a aderência.
A utilização de niveladores e espaçadores será de acordo com o tipo do piso ou revestimento, isso irá ajudar garantir o alinhamento e nivelamento das peças.
A etapa final é o rejuntamento, que poderá ser feito 24hs após o assentamento. O rejunte é uma argamassa usada para preencher os espaços entre as peças ou pedras, utilizadas nos pisos ou paredes, ele apoiará e protegerá as arestas das peças. O rejunte não é só mais um mero detalhe, mas trata-se de um material de grande importância que irá ajudar a determinar a longevidade do revestimento.
Os principais rejuntes existentes no mercado são: