Dentre todos os tipos e variedades de revestimentos existentes no mercado, o reboco ainda é um dos mais tradicionais e mais usados. Na verdade o reboco é o nome que se dá apenas a etapa final do revestimento argamassado, mas é comumente referido como todo o processo de revestimento. Para fins de praticidade, vamos nos referir como ‘Reboco” ao processo inteiro de preparação e aplicação da argamassa de revestimento.
O revestimento argamassado é feito em 3 partes: Chapisco, emboço e Reboco.
O chapisco é a primeira parte do reboco, é uma camada aplicada diretamente sobre a alvenaria, numa espessura que varia entre 5 a 7 mm, para criar maior aderência entre a alvenaria e as camadas de emboço. Trata-se de uma argamassa com traço 1:3 de cimento e areia média, e a aplicação é feita com colher de pedreiro ou equipamento apropriado.
O chapisco ajuda muito na fixação do emboço e do reboco, mas às vezes equipes experientes acabam dispensando ele. A essa técnica se dá o nome de “Reboco Paulista”. Entretanto ele é fundamental sobre estruturas de concreto armado, como vigas e pilares, que costumam ser lisos e sem ranhuras, para evitar o desemplacamento do reboco nestas áreas.
O Emboço trata-se da segunda camada do reboco. É uma massa que elimina as irregularidades da alvenaria e do chapisco, normalmente com cerca de 2 cm de espessura. É importante que o emboço tenha espessura constante por toda a parede, para evitar excentricidades no cálculo estrutural, que podem resultar em risco para a segurança,para isso,é necessário que a alvenaria tenha sido feita perfeitamente nivelada. Por isso não se recomenda que os pedreiros “tirem na massa” as diferenças de nível da parede.
O emboço é aplicado pelo menos 24 horas depois do chapisco, com traço usual de 1:2:6 (cimento, cal hidratada e areia média) para revestimento externo e 1:2:8 para revestimento interno. Após aplicado, é feito o chapeamento do reboco, isto é, alisamento com colher de pedreiro, seguido do sarrafeamento, ou seja, alisamento da superfície com uma régua ou guia de madeira.
Vale lembrar que os traços acima citados são de referência para uma obra padrão. Prédios e obras de maior vulto, ou mais sujeitos a ação das intempéries podem exigir um traço mais reforçado.
O processo final do revestimento argamassado, o reboco é a terceira camada, aplicada sobre o emboço. O reboco consiste em uma camada de cimento, cal hidratada e areia fina aplicada em uma camada de até 5cm para dar o acabamento. O traço utilizado nesse caso pode ser de 1:3 de cal e areia final somado a 50Kg de cimento para cada m³ de argamassa preparado.
Hoje em dia é comum também a prática de dispensar o reboço, deixando o revestimento apenas no emboço, que seria reguado para obter-se resultado semelhante.